Sorte ou azar, certo que é a conquista de uma escolha

Compartilhar e curtir:

Quem nunca ouviu frases como “escapou do acidente por sorte” ou “foi muita sorte ganhar na loteria”? Mas, se olharmos de forma mais simples e prática, podemos entender de outro jeito, o abençoado que sobreviveu a um acidente talvez simplesmente não estivesse na sua “hora” e quanto às loterias, é natural que cedo ou tarde, algum destes que esta arriscando acabe por acertar.

É de fato conhecido que para ter sorte ou como diz a gíria, ser “virado pra lua”, é preciso colaborar com o destino, criando condições para que o acaso possa agir e tornar possível o inesperado.

Para que a dona Sorte dê uma ajudinha é preciso também ser solidário com ela, quem quer ganhar em promoções precisa arriscar, quem anda apressado e só olha para longe dificilmente terá a sorte de encontrar a moedinha da sorte do tio Patinhas no chão, quem não olha nos olhos perde a chance de encontrar a “tampa da sua panela”, quem insiste sempre na mesma rotina e nos mesmos caminhos dificilmente descobre algo novo, quem não é sociável quase nunca encontra bons amigos e quem não investe em si mesmo dificilmente terá sorte na vida.

Para ter sorte é preciso acreditar e abrir espaço para as oportunidades, do contrário, ao duvidar de tudo só se dá crédito ao infortúnio de ser um azarão.

São as nossas decisões que determinam se seremos vistos como pessoas de sorte ou de azar.

Os fatores que podem nos levar à sorte ou ao azar precisam ser analisados a longo prazo.

Os fatos que promovem a oportunidade de termos sorte ou azar precisam ser analisada a longo prazo, é preciso compreender que ao encontrar um tesouro por exemplo, pode parecer sorte, mas muito dinheiro sem sabedoria pode trazer muitos problemas, encontrar e adotar um animal de raça exótica é sorte, mas também significa arcar com grandes despesas para mantê-lo, ganhar um carro importado em um sorteio é sorte, mas logo surgem os custos de manutenção. No fim toda sorte conquistada carrega consigo um ônus, que muitas vezes pode ser visto como azar.

O fato é que ser sortudo é uma postura de vida, é adotar um comportamento otimista e ter a responsabilidade de reconhecer que seja azar ou sorte, o resultado só faz sentido para quem acredita que o melhor ainda está por vir e que a sorte sempre o espera logo do outro lado da porta.

Ter sorte e ter fé são conceitos muito próximos, ambos exigem acreditar no que ainda não se vê, confiar no inesperado e manter a esperança de que algo bom pode acontecer a qualquer momento.

Paulo C. Andrighe

Compartilhar e curtir:

Sou um admirador das letras, da literatura e me apropriando da canção Aquarela, interpretada por Toquinho, onde com um lápis, um papel e muita simplicidade, tudo é possível com a imaginação.

Publicar comentário

You May Have Missed