Amar as pessoas… Mas em primeiro lugar se amar!!!

Compartilhar e curtir:

Faça um favor a si mesmo, pare por um instante, olhe para trás e pense na sua história, relembre sua trajetória, suas conquistas, os momentos marcantes, esqueça os erros pois não há motivo para ficar preso a eles, neste momento o foco é outro, destaque os fatos importantes, as vitórias, os avanços mesmo que pequenos, é para fazer isso de verdade, em formato de listinha mesmo, coisa rápida, só alguns minutos, mas faça porque esse é um exercício de reconhecimento pessoal, é uma forma de valorizar tudo o que você já construiu até aqui e perceber a força e o mérito que carrega.

Valorizar a si mesmo é entender que sua felicidade e bem-estar não devem depender da opinião dos outros, o julgamento alheio deve ser irrelevante quando o assunto é o bem estar próprio.

Já reparou como algumas pessoas estão sempre buscando aprovação em tudo o que fazem? Se a roupa está boa, se o cabelo ficou legal, se a maquiagem está bonita, se a gravata combinou, se o terno caiu bem, se o trabalho ficou bom, se o carro foi bem lavado, é uma lista infinita de “me diga algo positivo para que eu me sinta melhor comigo mesmo”.

E cabe a nós dizer a essa pessoa que ela é importante e que precisa com urgência, abandonar o hábito de depender da aprovação e influência dos outros, pois enquanto esse comportamento persistir, sua verdadeira personalidade continuará sufocada, escondida num quartinho dos fundos, definhando à espera de um “amém” que nem sempre virá, mas caso venha pode nem ter valor real.

Essa auto sabotagem precisa chegar ao fim. é hora de direcionar a energia para o que você faz bem, deixar de lado os palpites dos outros e entender que nem sempre tudo vai sair como o esperado, e tá tudo bem, pois errar faz parte e é justamente nas falhas que surgem os aprendizados mais valiosos.

Não existem soluções perfeitas ou respostas certas o tempo todo, nenhum livro de autoajuda tem todas as respostas, no máximo oferecem sugestões que podem funcionar em alguns casos, mas que não se aplicam a tudo e nem a todos.

Existe apenas uma solução que é única e simples, pode até soar como um clichê, mas é verdade, é preciso amar a pessoa que você vê no espelho, ninguém vai te ver com o mesmo olhar ou poder contribuir como é necessário, gostar de si mesmo vem antes de tudo porque no fim das contas, cada um está ocupado tentando gostar de si próprio e só se sobrar tempo, talvez te olhem, quando você aprende a se gostar de verdade, conquista o que há de mais valioso que é a aceitação da pessoa que te acompanha todos os dias, aquela que vemos no reflexo do espelho.

Parafraseando a inesquecível Dercy Gonçalves: “Aaahhh, não vem com sacanagem pra cima de mim que eu te mando pra puta que o pariu!”, que isso sirva de lembrete, não dependa dos outros para cuidar da sua vida, diga isso em voz alta para a pessoa no espelho, reafirme com convicção de que é primeiro eu e depois o resto, porque se você passar tempo demais tentando agradar ou acompanhar todo mundo, corre o risco de esquecer de si mesmo e de não sobrar tempo para cuidar do seu eu interior.

Paulo C. Andrighe

Compartilhar e curtir:

Sou um admirador das letras, da literatura e me apropriando da canção Aquarela, interpretada por Toquinho, onde com um lápis, um papel e muita simplicidade, tudo é possível com a imaginação.

Publicar comentário

You May Have Missed