Deseje somente pequenos propósitos
Olhe para a evolução nos movimentos dos bebês que após rolar, vão se arrastar, engatinhar, e com determinação em breve vai caminhar, e certo que todos conhecem exemplos de alguns que nunca mais pararam de andar.
Se a necessidade é colocar o corpo em movimento comece caminhando até o mercado, 20 minutos na esteira ou uma volta no quarteirão e com uma rotina diária um dia fará uma maratona.
Pinte somente uma das quatro paredes de um dos cômodos da casa, e com certeza em breve terá pintado a casa toda.
Limpe apenas um cômodo por vez e esqueça a bagunça toda, preferencialmente comece pela cozinha ou pelo quarto, olhe para uma partezinha da casa por vez.
Escolha um livro e leia somente e apenas 5 páginas por dia, esqueça o capítulo todo, nunca e em hipótese alguma olhe o número 783 da última página.
Nunca olhe para as mil peças do quebra cabeça, se encaixar 15 peças por dia, a figura em breve estará completa.
Somente estude dois assuntos por semana, daquilo que almeja compreender e esqueça a página do sumário, pois os 74 assuntos são o objetivo final e não o propósito do agora.
Da meta de trabalho do mês, divida e considere somente de terça a sexta-feira, porque segunda é dia de afiar o machado, compreender o que deu certo e os erros da semana anterior, esqueça o objetivo do mês e busque resolver somente o propósito do dia.
Não olhe para os 15 quilos que precisa emagrecer, se organize para perder 50 gramas por dia, e o número que a balança lhe mostrar diariamente é quem irá proporcionar o resultado final.
Desde muito cedo, nos ensinaram a olhar para o futuro com propósitos grandes, nos motivaram a sonhar nas alturas para termos um cônjuge perfeito, vários carros, casas, barcos, muitas viagens e após nos ensinarem a fantasiar grandes conquistas, nos motivaram com um “agora corre atrás dos seus sonhos” e nunca mais paramos de correr, como loucos correndo igual ao cachorro que caiu da mudança, que infelizmente não vai alcançá-la.
É fundamental admitir que precisamos criar rotinas e definir o que é prioridade, sem belas frases de impacto ao estilo de redes sociais onde se propaga a relevância de fazer exercício, estudar mais, ler grandes clássicos, ter um olhar para a família, respeitar uma religião, é necessário internalizar e realmente querer ou então continuar no estilo de publicações virtuais com propósitos que duram apenas 24 horas, depois simplesmente desaparecem.
Olhe para o problema e divida ele em partes pequenas, agora esqueça o problema inicial e almeje somente as partes pequenas do seu planejamento, caso tenha vontade de começar algo mas está convicto de que não irá levar adiante, seja honesto consigo mesmo e não alimente o que não irá se concretizar, mesmo sendo pequenos passos de algo muito maior, se não vai acreditar no propósito é melhor se economizar e voltar para o ócio.
Considere a relevância de começar e respeite seus pequenos projetos, muitos propagam cultivar hábitos saudáveis para a alma, mas é necessário admitir que tudo se começa engatinhando, certamente com interesse e rotinas, as maratonas serão conquistadas mas, caso não tenha tempo para mais atividades, isto também é simples de resolver, só tirar um pouco dos hábitos ruins que são tratados a pão de ló, e neste espaço encaixar o que realmente é importante.
É hora de começar a fazer pequenos movimentos, que possam fazer parte de grandes projetos ou em breve estará recitando os versos da música Epitáfio, da banda Titãs, então como provocação, se quiser saber o que a letra desta canção diz, terá que procurar ou revisar a memória.
Paulo C. Andrighe
Publicar comentário