É nos pequenos flashes que existe a felicidade

Compartilhar e curtir:

Temos o hábito de valorizar o que é grandioso, como se só o que impressiona tivesse importância, mas no fim das contas, não é o filme inteiro de duas horas que permanece em nossa memória, são aquelas pequenas cenas que nos tocam de verdade, são instantes simples, mas cheios de significado que nos marcam para sempre.

Valorizamos o que é grande, mas é nos pequenos momentos que moram as lembranças mais intensas e verdadeiras.

Os grandes momentos da nossa vida são feitos de pequenos instantes, breves e que se mostraram relevantes, são oportunidades ou momentos simples que ficaram marcados para sempre, como aqueles minutos dançando a noite na rua sob a luz da lua, o instante de um amor vivido com tamanha intensidade que o tempo pareceu parar, o momento tão rápido do nascimento de um filho que carrega um significado imenso, o que realmente nos marca não é a duração e sim a profundidade de cada momento vivenciado.

E assim se passaram anos de dedicação na faculdade e a aguardada colação de grau coube em poucos instantes de glória, o convite para aquele emprego tão sonhado veio em uma conversa breve e resumida em poucas palavras e aquela série marcante maratonada por tantos episódios só fez as lágrimas caírem no último episódio.

Todo o glamour de uma cerimônia de casamento se concentra naquele breve momento em que se diz “sim”, o último abraço em alguém que partiu e virou saudade também durou apenas alguns segundos, após páginas e mais páginas de um livro interminável onde só na última linha que se revela quem cometeu o crime do segundo capítulo e assim seguem inúmeros momentos de uma vida que dentro de um contexto maior, ficaram marcadas por pequenos instantes em que aconteceram.

Nossa vida é tecida por pequenos grandes momentos, instantes marcantes que se transformam em memórias inesquecíveis, são esses breves flashes que geram as risadas mais duradouras e são elas que promovem mais felicidade.

Relembrar momentos felizes se fazem necessários, mas tão importante quanto isso é criar oportunidades para promover alegria, reviver o passado é honrar o que foi vivenciado e cultivar novos bons momentos é o que permite que a felicidade se torne parte constante da nossa rotina.

É certo que momentos de felicidade surgem nos encontros onde toda a família está reunida, nos jogos com bola e cheios de crianças, nas conversas despretensiosas ao redor da mesa, na reforma coletiva da casa, nas viagens de férias, nas festas surpresas de aniversário, no churrasco de domingo, na confraternização com os colegas de trabalho, em numa caminhada ao entardecer ou com algumas garrafas de vinho entre amigos. As possibilidades são infinitas, basta querer e se permitir provocar esses instantes para que eles aconteçam.

Há um ingrediente essencial para que a felicidade floresça, a presença de pessoas é fundamental, embora seja verdade que alguns encontrem paz na solidão, estar cercado por família, amigos ou colegas de trabalho torna tudo mais significativo, quando há solidariedade em torno de um propósito comum, a alegria inevitavelmente se faz presente, onde quer que essas pessoas estejam.

É necessário cultivar a felicidade que é feita de pequenos e preciosos instantes, então imagine montar um painel repleto de fotografias e mais fotos serão muitas memórias a serem rememoradas, cada imagem será um lembrete dos inúmeros momentos em que a alegria se fez presente, a vida pode não ter sido uma sucessão de grandes glórias, mas há valor imenso em reconhecer e honrar os pequenos momentos que marcaram uma história.

Paulo C. Andrighe

Compartilhar e curtir:

Sou um admirador das letras, da literatura e me apropriando da canção Aquarela, interpretada por Toquinho, onde com um lápis, um papel e muita simplicidade, tudo é possível com a imaginação.

Publicar comentário

You May Have Missed