Esta tudo por um fio e ele vai se romper

Compartilhar e curtir:

Acredito que você também já tenha vivido situações em que a paciência teria feito toda a diferença, mas a impaciência acabou tomando proporções maiores do que deveria.

Quem nunca, não é mesmo?

Tenho um filho que aos 4 anos, já se expressava como uma pessoa adulta, articulando seus pensamentos e como se diz, falando “como gente grande”, e claro, em algumas situações demonstrando impaciência por não ser atendido imediatamente, mas assim tão decidido com apenas 4 anos? O que será que aconteceu com as novas gerações para que tudo mudasse tão rapidamente e em poucas décadas a evolução tomasse essa forma e proporção tão acelerada?

Dizem que a alimentação repleta de hormônios é responsável pela rápida evolução das novas gerações, embora seja uma piada sem fundamento científico, a brincadeira acaba fazendo sentido para muitos.

Algo está evoluindo rápido demais e com essa velocidade, valores importantes estão se desfazendo, o mundo parece estar perdendo o valor da paciência, enquanto a intolerância ganha cada vez mais espaço, seja no trabalho, nos relacionamentos, no comércio e especialmente nos ambientes familiares, os excessos de reclamações, de mimimis e as rígidas barreiras do politicamente correto têm dificultado mais as relações do que contribuído para o desenvolvimento.

Onde foi parar ou o que aconteceu com a paciência e o bom senso das pessoas?

Ser paciente é diferente de ser tolerante, não significa aceitar tudo de cabeça baixa, pois ter posicionamento é uma demonstração de personalidade, o problema está no fato de que a paciência deveria durar mais, mas na prática ela é muito curta e a ira aparece rapidamente, as emoções estão à flor da pele, qualquer pequeno motivo e num estalo de dedos as coisas tendem a ferver e podem desencadear descontroles.

Vivemos uma fase da evolução humana em que o que realmente importa é o agora, o passado é deixado para trás e o futuro parece irrelevante, na frase “quem tem paciência, obtém o que deseja”, o escritor, jornalista, filósofo político e cientista Benjamin Franklin destaca a importância de refletir antes de agir, ele nos lembra que com paciência alcançamos conquistas mais sólidas, enquanto decisões tomadas por
impulso podem até dar certo, mas na maioria das vezes ou se tem sorte ou acabam mal.

Viver no mundo atual e praticar a paciência em todos os aspectos tem se tornado um grande desafio, demonstrar equilíbrio e dar exemplos de conduta sem cair na impaciência parece, para muitos algo do passado, no entanto é fundamental transmitir às próximas gerações a habilidade do autocontrole e do bom senso, essa prática precisa ser cultivada e exercitada antes que se perca, antes que percamos, impacientemente, até mesmo a nossa própria paciência.

Paulo C. Andrighe

Compartilhar e curtir:

Sou um admirador das letras, da literatura e me apropriando da canção Aquarela, interpretada por Toquinho, onde com um lápis, um papel e muita simplicidade, tudo é possível com a imaginação.

Publicar comentário

You May Have Missed