Lord Darth Vader conhece as suas fraquezas
Você já reparou como para algumas pessoas qualquer ação é sempre muito difícil de dar o primeiro passo?
Então surgem perguntas como: “Será que tudo é difícil para todo mundo? Só alguns passam por problemas? Será que para outros as coisas caem do céu e acertam no colo?”, o pior é quando se admite a derrota verbalizando frases como “EU preciso camelar muito mais, onde às vezes parece que os propósitos mais se arrastam do que caminham”, como bem disse Lord Darth Vader: “Seus pensamentos o traem”, mostrando que muitas vezes somos nós mesmos os maiores obstáculos das nossas conquistas.
Não há estradas perfeitas e toda conquista, por menor que seja, exige um preço, nada cai no colo de ninguém e esqueça a ideia de que a grama do vizinho é sempre mais verde, o que faz a diferença é a dedicação, a perseverança, mas acima de tudo assumir a valorosa paciência que é uma virtude que está sendo pouco praticada.
É preciso desconfiar de histórias de sucesso sem esforço e sempre devemos conhecer a trajetória completa, relatos breves tendem a valorizar apenas o que mais convence, criando uma narrativa glamourosa, repleta de brilho, mas com pouca substância, esse tipo de sucesso contínuo faz parte do espetáculo, mas raramente é duradouro.
O sucesso conquistado por alguém geralmente exige décadas de empenho e comprometimento, uma sequência de acertos, erros, além de uma determinação incansável, inclui também lágrimas, desespero e tropeços, que são etapas inevitáveis do crescimento e da evolução, mas pouco ou nada disso aparece nas narrativas vencedoras, o que fica em evidência são apenas as vitórias e os louros conquistados, esse tipo de relato cria a falsa impressão de que certas pessoas são iluminadas, de que onde elas colocam as mãos flores desabrocham instantaneamente.
É essencial ter fé, acreditar no que se almeja e parar de olhar a grama dos outros, lembre-se de que alguém está trabalhando por trás daquela grama sempre verdinha, estão regando, cortando, limpando e administrando as ervas daninhas, sem esforço e zelo não há sucesso.
Devemos desconfiar de conquistas que aparecem como instantâneas e grandiosas, quando alguém diz que “sou simplesmente assim lindo, belo, formoso e de sucesso”, vale observar a trajetória e quem sabe se encantar com uma história inspiradora ou se frustrar com os muitos charlatões que brotam como flor artificial em novelas baratas.
Assuma o protagonismo da sua história e comece a moldar o seu próprio legado, chegou a hora de parar de apenas admirar os contos de fadas sobre o sucesso, fantasiosos e que servem mais para encantar do que para nos guiar, prove que Lord Darth Vader estava errado quando disse “Eu acho a sua falta de fé perturbadora”, acredite em si mesmo e construa uma bela trajetória.
É mais sábio valorizar as pequenas grandes conquistas que dia após dia iluminam nossa alma, do que se encantar com fantasias criadas apenas para inflar egos vazios, onde muitas vezes a carência reina muito por falta de afeto.
Paulo C. Andrighe
Publicar comentário