Porque não deixa o lixo na frente da sua casa?
O relato de um vizinho cuja casa fica ao lado de lotes baldios que tem donos, mas pena que estão abandonados, e claro, não existe uma floresta fechada pois lá só existe capim, o detalhe segundo a nota do jornal, é que alguns vizinhos insistem em jogar entulho, ele reforça não ter condições de proibir de jogarem coisas e tentando apelar para o bom senso, mostrando o quanto isso é feio para o bairro e para a rua onde moram.
Na fala de outro vizinho se justificando que são “somente galhos e folhas”, fiquei imaginado porque não joga no meio da rua, quem sabe na frente da casa daquele advogado que mora na esquina ou na casa da moça que tem uma loja de roupas no bairro, tem a casa do casal que trabalha no mercadinho, porque jogar o entulho no lote baldio que está meio abandonado? Será que ali pode? Quem foi que liberou para fazer isso?
É preciso ser mais inteligente, menos medíocre, é necessário pensar de forma promissora, se ninguém jogar entulho e lá crescer apenas capim, por mais que pareça abandonado não irá se caracterizar como um lixão de entulhos, se as pessoas insistirem em jogar mais e mais, pessoas de outros bairros vão presumir que ali é um bom local para descartar aquele sofá velho e assim o farão porque a olhos vistos se percebe, que ali é um bom local para descartar qualquer coisa que na frente de sua casa não “orne”.
O que falta para estes pobres de bom senso é compreender que se ninguém jogar nada, o ambiente irá se valorizar, outros vão passar e ver que aquele capim não é algo ruim e que é de fácil resolução, essa pessoa realmente tem bom gosto e consegue ver a beleza do que irá ficar no futuro, vai adquirir este ambiente e colocar ali uma bela casa, isso irá valorizar o entorno e que pena, a parte ruim é que irá agregar valor inclusive para as residências da vizinhança jogadora de entulho, é um círculo promissor que atinge até os medíocres de consciência.
Jogar lixo em lotes baldios abre a possibilidade para que outros venham entulhar na vizinhança, e o que é ruim pode ficar pior; aqueles que ali moram ao invés de zelar pelo entorno jogam lixo sobre o muro, já que sua preocupação é perceber somente o seu umbigo, e não estão preocupados com seus atos, estes querem resolver o seu lixo, se ele não ver mais aquele saco de folhas, gramas, entulhos e o gato morto, descartado longe de seus olhos estará resolvendo o seu problema. Ruim é para quem mora próximo já que os ratos, baratas e moscas que pertencem àquele vizinho, agora frequentam a casa de quem não tem nada a ver com a falta de bom senso de alguns.
Falta conscientização de que o lixo gerado não pode ficar entulhado em frente à casa de uns então porque pode ficar entulhado ao lado da casa de outros?
Melhor mesmo é colocar câmeras e com filmagens mostrar quem são os vizinhos que gostam de espalhar suas sujeiras pela vizinhança. A pobreza de espirito é pensar que seu quintal precisa estar limpo e organizado, mas o mundo a sua volta pode ser um lixão a céu aberto.
Na cultura popular existe a frase de que o mar devolve aquilo que ele não quer, imagine como seria legal se o entulho descartado de forma errada resolvesse retornar para a frente das casas dos desleixados. Seria como soltar o cachorrinho numa rua vizinha e dali a pouco lá vem ele todo feliz abanando o rabinho, fofo seria os mosquitos da dengue depois da família toda nascer saírem numa linda revoada retornando para o lar de onde foram despejados.
Paulo C. Andrighe
Publicar comentário